Robô usa controle do caos para caminhar

Na Alemanha, cientistas usam o conceito de controle do caos para criar robôs que escolhem a velocidade certa para caminhar em diferentes terrenos.

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Centro Bernstein de Neurociência da Computação, pelo departamento de física da Universidade de Göttingen e pelo Instituto Max Planck.

A ideia era aplicar um mecanismo utilizado em animais para controlar uma rede central de circuitos. Neles, os movimentos repetitivos, como caminhar ou respirar, são controlados por circuitos chamados “geradores centrais de padrões”.

O problema era que, em robôs, uma central diferente era usada para controlar cada tipo de caminhada: rápida, lenta, em subidas… Baseado nas informações captadas no ambiente, o robô selecionava qual central iria controlar seus passos.

Mas o robô desenvolvido pelos cientistas alemães realiza a mesma tarefa com apenas um centro de circuitos. Ele produz movimentos regulares de perna quando caminha normalmente, mas usa movimentos não controlados para, por exemplo, liberar sua pata quando esta fica presa.

Esse é o chamado “controle do caos”. Se não for controlado, o centro produz uma atividade caótica.  No entanto, o envio de sinais periódicos em padrões específicos pode determinar o ritmo de caminhada.

Isso permite que diferentes conexões sejam programadas ou aprendidas pelo próprio robô. Por exemplo, se ele tiver que subir uma rampa pela primeira vez, assim que chegar à inclinação, um sensor irá mostrar o consumo de energia até aquele ponto.

O próprio robô então ajusta seus passos para permitir um menor consumo na subida – e, na segunda vez que tiver que passar por caminho similar, já saberá o que fazer.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=robo-controlado-caos-ganha-flexibilidade-movimento