Para um melhor entendimento sobre a engenharia de instrumentação, automação e robótica, é postado abaixo a explicação sobre o s 3 eixos (intrusmentação, automação e robótica) que formam esta engenharia.

Instrumentação:

Instrumentação é a ciência da adaptação de dispositivos e técnicas de  medição, de indicação, de ajuste e controle nos equipamentos e processos de fabricação.
A instrumentação e os sistemas de controle visam a otimização na eficiência dos processos de fabricação e a obtenção de um produto de melhor qualidade a um custo mais baixo e em menor tempo.

Automação:

Automação é um sistema de equipamentos eletrônicos e/ou mecânicos que controlam o seu próprio funcionamento, quase sem intervenção humana.

Mecanização e automação não são a mesma coisa, embora sejam separados por uma linha tênue. A mecanização é a utilização de máquinas para realizar um trabalho, substituindo o esforço físico do homem. Já a automação consiste em fazer um trabalho por meio de máquinas controladas automaticamente, capazes de se regularam sozinhas.

Robótica:

A robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e computação. Atualmente ela trata de sistemas compostos por maquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.